Informações sobre gastrite, causas, sintomas, prevenção e tratamento da gastrite, identificando problemas associados à gastrite.


Como é diagnosticada uma gastrite

O teste diagnóstico mais comum para a gastrite é a endoscopia com biopsia do estômago. O médico irá administrar medicamentos ao paciente, para reduzir o desconforto e ansiedade antes de iniciar o procedimento de endoscopia.
O médico, em seguida, insere um endoscópio, um tubo fino com uma pequena câmara no final, através da boca ou nariz do paciente, e para dentro do estômago. O médico utiliza o endoscópio para examinar a mucosa do esófago, do estômago, e primeira porção do intestino delgado.
Se necessário, o médico irá usar o endoscópio para realizar uma biopsia, que envolve coleta de pequenas amostras de tecido para exame ao microscópio.
Outros testes utilizados para identificar a causa de gastrite ou quaisquer complicações incluem:
• Série gastrointestinal superior (GI), em que o paciente engole o bário, um material de contraste líquido que faz com que o aparelho digestivo se torne visível num raio-X. Imagens de raios-X podem mostrar alterações na mucosa do estômago, tais como erosões ou úlceras.
• Exame de sangue. O médico pode verificar se existe anemia, uma condição na qual, uma substância rica em ferro (do sangue), a hemoglobina, é diminuída. A anemia pode ser um sinal de sangramento crônico no estômago.
• Exame de fezes. Este teste verifica a presença de sangue nas fezes, um outro sinal de hemorragia no estômago.
• Os testes de infecção por H. pylori. O médico pode testar a respiração de um paciente, sangue, fezes ou outros sinais de infeção. Infeção por H. pylori também pode ser confirmada com biopsias do estômago durante a endoscopia.