Informações sobre gastrite, causas, sintomas, prevenção e tratamento da gastrite, identificando problemas associados à gastrite.


Fases da secreção gástrica

Existem 3 fases de secreção gástrica, e são elas as seguintes:

Fase cefálica

Condicionados por reflexos como visão, olfato e o pensamento nos alimentos causam a secreção do suco gástrico. Presença de alimentos na boca também provoca a secreção no estômago. A fase cefálica ocorre pela actividade do nervo vago. Experiências de alimentação em animais como cães, dá um bom exemplo para a secreção de suco gástrico cefálico. A quantidade de suco secretado nesta fase é menor quando comparado a fase gástrica.

Fase gástrica

A chegada de alimentos e a distensão do estômago provoca a secreção de suco gástrico. A secreção nesta fase envolve a actividade do nervo vago e a hormona gastrina. Durante esta fase, ocorre a máxima secreção de suco gástrico.

Fase intestinal

A chegada de produtos alimentares e de digestão dos alimentos ao intestino delgado, também estimula a secreção de suco gástrico. A quantidade de suco secretado é muito menor. No entanto, a presença de produtos de digestão dos alimentos e de ácido no duodeno inibe a secreção de suco gástrico. Este tipo de inibição é mediada através do reflexo enterogástrico. 
A erosão da mucosa no estômago ou no duodeno através de HCl e pepsina é chamada de úlcera péptica. Ela ocorre em várias condições e as mais importantes são os seguintes:
- composição da barreira mucosa devido ao ácido;
- infecção por Helicobacter pylori;
- ingestão de aspirina, drogas AINE (anti-inflamatórios não esteróides;
- Síndroma de Zollinger-Ellison (gastrinoma especialmente a partir de pâncreas);
- Alcoolismo crónico;
- A exposição crônica ao estresse.

O tratamento da úlcera péptica envolve a administração de H2, cimetidina, ranitidina, etc.